Tártaro Dental: O vilão invisível da Saúde Bucal

COMPARTILHE

Compartilhe emtwitter
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emwhatsapp

Você já ouviu falar do vilão invisível que pode se esconder nos seus dentes? Estamos falando do tártaro dental, um acúmulo endurecido de biofilme (placa bacteriana) que pode causar estragos na sua saúde bucal.

Neste artigo, mergulharemos no mundo do tártaro, revelando suas causas, efeitos prejudiciais, dicas para evitar seu aparecimento e as melhores formas de tratá-lo. Prepare-se para descobrir como manter seu sorriso brilhante e livre desse inimigo sorrateiro.

O que é o tártaro dental:

É uma camada dura e amarelada que se forma nos dentes devido ao acúmulo de biofilme não removida adequadamente. O biofilme (placa bacteriana) é uma película pegajosa e incolor composta por bactérias, restos de alimentos e saliva, que se forma constantemente nos dentes. Quando a placa não é removida, ela se mineraliza e se transforma no temido tártaro.

Causas do tártaro dental:

Existem várias razões pelas quais o tártaro pode se formar nos dentes. Uma das principais causas é uma higiene bucal inadequada, como escovação irregular ou insuficiente, falta de uso do fio dental e não realizar limpezas profissionais regulares. Fatores como tabagismo, consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e bebidas ácidas também podem contribuir para o acúmulo de tártaro.

Efeitos prejudiciais do tártaro:

O tártaro não é apenas um problema estético, mas também pode levar a diversos problemas de saúde bucal. Ele cria uma superfície áspera, na qual mais biofilme pode se acumular, aumentando o risco de cáries, gengivite, mau hálito persistente e até mesmo doenças periodontais graves. Além disso, o tártaro pode fazer com que os dentes pareçam amarelados e manchados, afetando a estética do seu sorriso.

Como evitar o tártaro dental:

A boa notícia é que é possível prevenir o tártaro e manter seus dentes saudáveis e livres dessa ameaça. A melhor maneira de evitá-lo é adotar uma rotina rigorosa de cuidados bucais. Escove sempre os dentes após as principais refeições, use fio dental diariamente e enxaguante bucal recomendado pelo seu dentista. Além disso, evite o consumo excessivo de alimentos açucarados e bebidas ácidas e não se esqueça de agendar limpezas profissionais regulares para remover o tártaro existente.

Tratamento do tártaro dental:

Se o tártaro já estiver presente nos seus dentes, será necessário um tratamento profissional para removê-lo. O dentista realizará um procedimento chamado de “raspagem e alisamento radicular”, no qual usará instrumentos especiais para remover cuidadosamente o tártaro das superfícies dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Em alguns casos mais avançados, pode ser necessário realizar um procedimento periodontal mais complexo.

Portanto, lembre-se de escovar os dentes corretamente, usar o fio dental diariamente, adotar uma dieta equilibrada e evitar hábitos prejudiciais, por exemplo, o tabagismo.

Não subestime o poder do tártaro e seus efeitos prejudiciais. Cuide bem dos seus dentes e gengivas, e não hesite em procurar orientação profissional, caso perceba sinais de tártaro ou outros problemas bucais.

Mantendo uma higiene bucal adequada e seguindo as recomendações do seu dentista, você poderá desfrutar de um sorriso saudável, bonito e livre do temido tártaro dental. Invista no seu sorriso e exiba-o com confiança!

MATÉRIAS RELACIONADAS

Bruxismo tem cura?

O bruxismo, caracterizado pelo ranger ou “apertar” os dentes, é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Uma das principais perguntas

Blog

Bruxismo tem cura?

Blog

Perda dental: Consequências e opções de tratamento para recuperação

Blog

O que fazer para evitar os temidos canais dentários (Tratamento Endodôntico)?

Blog

Abscessos Odontogênicos: Causas, sintomas e tratamentos

Blog

Conexão entre saúde bucal e doenças autoimunes

Blog

Perda Dental: Consequências e opções de tratamento