Dor de dente: saiba como lidar e o que fazer

COMPARTILHE

Compartilhe emtwitter
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emwhatsapp

Uma das sensações mais incômodas que podemos sentir é, sem dúvida, a dor de dente, que pode ocorrer devido a inúmeros fatores. Essa dor, quase sempre, indica que alguma não está correta em nosso organismo, porém diversas pessoas acabam subestimando-a e não procurando o tratamento adequado logo quando começam a sentir os sintomas. Tal atitude pode ter consequências futuras, por isso a principal dica é procurar um especialista para averiguar o que de fato está acontecendo.

As causas mais corriqueiras das dores de dente são as infecções, as inflamações e, principalmente, a exposição da dentina, a qual acontece graças a uma lesão formada por alguma cárie ou pela retração gengival. Diante disso, é importante que saibamos como agir após o surgimento dos primeiros sinais. O tema da leitura de hoje é justamente o método mais assertivo a se seguir nessas ocasiões. Boa leitura!

BOCHECHO COM ÁGUA MORNA E SAL

Uma dica simples e prática para ajudar no combate da dor de dente é fazer um bochecho com água morna e sal sobre a região dolorida. Essa é a primeira medida indicada, pois a infecção dentária é um dos fatores mais comuns que levam ao agravamento do incômodo. O cloreto de sódio age como uma espécie de agente inibidor da infecção, já a temperatura morna da água irá auxiliar na drenagem dos fluídos decorrentes do processo, além de acalmar o tecido inflamado.

A solução deve ser feita diluindo uma colher de chá de sal de cozinha em aproximadamente um copo de água mineral. Após pronta, deve-se bochechar a mistura por cerca de 30 segundos a cada hora. Atenção para não engolir a água após o processo.

COLOCAR GELO NO LOCAL

Outro procedimento muito eficaz para aliviar a dor é chupar uma pedra de gelo ou colocar uma compressa fria sobre a bochecha. Dessa maneira, o gelo poderá atuar reduzindo o fluxo sanguíneo na região, anestesiando o local e fazendo com o que inchaço diminua consideravelmente. Tenha muito cuidado para não queimar a pele. Uma sugestão é cobrir o gelo com um pano limpo para evitar o contato direto da pedra de gelo com rosto. A compressa deve permanecer durante 15 minutos e o processo deve ser repetido 3 vezes por dia.

Existem situações em que a dor é decorrente da exposição da raiz, devido à retração da gengiva. Em tais casos, o recomendado é ir ao dentista o mais breve possível, pois nessas situações agentes externos como o frio e o calor vão provocar bastante incômodo.

PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

Para prevenir as dores de dente, a solução é simples: manter a higiene bucal em dia. Manter o hábito de realizar sempre após as principais refeições, e principalmente antes de dormir, e visitar frequentemente o dentista são condutas que devem ser seguidas. Dessa maneira, a incidência de micro-organismos sobre a arcada dentária diminui e, consequentemente, as dores tendem a ser mais raras.

Caso a dor surja mesmo assim, é importante recordar-se desde quando ela começou. Se após 2 dias não passar ou se houver pus no local e sangramentos frequentes, deve-se procurar um dentista para que ele identifique a causa do problema e recomende o tratamento correto. Quanto mais tempo o paciente demorar a procurar um profissional, maiores serão as chances de o problema se agravar.

Cada ocasião pede por um procedimento específico. Existem situações onde a polpa dentária está comprometida, o que requer um tratamento endodôntico, por exemplo. Outras vezes, pode ser necessária a utilização de medicamentos e de pequenas restaurações para solucionar o problema. Em casos mais graves, é cogitada até mesmo a extração do dente.

Para conhecer mais sobre o mundo odontológico, fique por dentro do nosso blog. Semanalmente, a Uniodonto lhe traz uma novidade!

MATÉRIAS RELACIONADAS