O cuidado com a higiene na boca é importante para evitar desde inflamações das gengivas até as perdas dos dentes e o desenvolvimento do câncer. Sendo assim, a Uniodonto Maceió recomenda a consulta regular com o dentista, principalmente quando o indivíduo convive com a diabetes, uma vez que essa condição aumenta as chances do desenvolvimento de um tipo grave de infecção das gengivas denominado doença periodontal.
A combinação de diabetes e doença periodontal exige atenção do dentista, do médico e principalmente do paciente. É que essa situação favorece também o desenvolvimento de complicações, como o desenvolvimento de graves infecções e a multiplicação rápida de bactérias que causam a gengivite e periodontite.
A doença periodontal acontece quando existe acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. Os sintomas, conforme a doença progride, incluem dentes frouxos ou móveis, mau hálito, sangramento. A inflamação não irá afetar apenas os dentes, mas todo o organismo, dificultando a absorção de insulina, bem como irá aumentar a resistência insulínica dos pacientes diabéticos.
Gengivas saudáveis têm aspecto rosado com superfície que lembra uma casca de laranja. Quando essa aparência muda, por qualquer motivo, é hora de ficar atento. E no caso dos pacientes diabéticos, é importante a compensação da insulina e o acompanhamento mais intenso do dentista, com visitas pelo menos a cada três meses.